(51) 3474-4515

2ª Licenciatura

Turno: Noturno

Duração: 3 (três) semestres no mínimo

O curso possui uma carga horária de 1.200 horas, respeitando o preconizado pelo Conselho Nacional de Educação, na Resolução n.02/2015.

Objetivo Geral do Curso: Este curso é destinado aos portadores de diploma do curso superior em alguma licenciatura. Com este curso o professor terá a habilitação em Pedagogia e poderá atuar, além da sua formação original, na Educação Básica ( Educação Infantil e Anos Iniciais), Gestão Escolar e espaços educativos não-escolares (como ONGs).

Objetivos Específicos do Curso:

Os objetivos específicos para a formação do pedagogo serão definidos em termos de competências que devem ser desenvolvidas ao longo de todo processo de formação.

Deste modo as ações de formação inicial e continuada devem garantir condições para que os professores possam desenvolver continuamente as seguintes competências:

- Pautar-se por princípios de ética democrática: dignidade humana, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade, atuando como profissionais e como cidadãos;

- Utilizar  conhecimentos sobre a relaidade econômica , cultural, política e social brasileira para compreender o contexto e as relações em que está inserida a prática educativa;

- Orientar suas escolhas e decisões metodológicoas e didáticas por princípios éticos e pressupostos epistemológicos coerentes;

- Orientar e mediar o ensino para a aprendizagem dos alunos;

- Compormeter-se com o sucesso da aprendizagem dos alunos;

- Assumir e saber lidar com a diversidade existente entre os alunos;

- Incentivar atividades de enriquecimento cultural;

- Desenvolver práticas de insvestigação, de análise e aplicação de resultados;

- Elaborar e executar projetos para desenvolver conteúdos curriculares;

- Utilizar novas linguagens, metodologias, estratégias e materiais de apoio;

- Desenvolver hábtos de colaboração e trabalho em equipe;

- Entender e atuar na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de instituições de ensino;

- Compreender a escola como uma organização complexa que deve promover a educação para na cidadania.

 

Perfil do Egresso: 

O aluno egresso do Curso de Segunda Licenciatura em Pedagogia será um profissional habilitado ao exercício da docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
Além da docência, o aluno egresso também poderá atuar na administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional, podendo atuar em organizações da Educação Básica, com crianças, jovens e adultos.

 

Coordenadora:

PROFª. MS. SAMANTHA DIAS DE LIMA
- Licenciada em Pedagogia - UNISINOS
- Especialista em Psicopedagogia – UCB
- Mestre em Educação - UNISINOS
- Doutora em Educação - UFRGS

 

Avaliação de Aproveitamento

 A avaliação do rendimento escolar é expressa numericamente numa escala de zero (0) a dez (10).
Obtém os créditos da disciplina, o aluno que tiver freqüência não inferior a setenta e cinco por cento (75%) das aulas fixadas no currículo pleno e alcançar grau final não inferior a seis (6), resultante da média entre o grau do exame e a média de, no mínimo, dois (2) graus intermediários obtidos durante o período letivo.
Obtém os créditos da disciplina, sem necessidade de qualquer outra avaliação, o aluno que durante o período letivo tiver alcançado média sete (7), no mínimo, nos graus intermediários, computando-se a mesma como grau final.
As disciplinas teóricas, então, pautam-se pelos critérios para aferição o aproveitamento, usuais a Faculdade, os quais prevêem:
a) 2 (dois) graus parciais provenientes de um mínimo de duas provas no decurso do Período Letivo;
Médias dos Graus Parciais = (Grau 1 Grau 2) / 2
b) o aluno que não obtiver grau final sete ( 7 ) poderá realizar uma terceira prova e a média final será calculada pela fórmula:
Média Final = (Média dos Graus Parciais Grau 3) / 2
A aprovação se dá naquelas disciplinas em que o aluno obtiver grau final mínimo de 6,0 (seis).
O aluno sem freqüência mínima (75%) na disciplina não poderá fazer a 3ª prova, sendo nulo o ato, se realizado.
A avaliação nas disciplinas práticas, por outro lado, tem características próprias, devido à relação professor-aluno em aulas onde predominam os assessoramentos individuais e a apresentação de trabalhos.
A planilha é um instrumento avaliativo que possibilita ao docente a objetividade necessária na análise do trabalho apresentado e paralelamente oferece ao aluno a oportunidade de verificar seu aproveitamento e saber como é avaliado seu trabalho.

MATRIZ CURRICULAR:

 

DISCIPLINA

C.H.

C.H. Teórica

C.H. Prática

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem I

 

80

   68

12

Educação e Saúde

80

   68

12

Desenvolvimento da Linguagem

80

   68

12

Didática e Organização Curricular da Educação Infantil

80

   68

12

Construção do Conhecimento Lógico-Matemático na Criança

80

   68

12

Fundamentos da Alfabetização e da Literatura Infantil

80

   68

12

Didática e Organização Curricular dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

80

   68

12

Libras – Módulo Básico

80

   68

12

Gestão de Processos Educacionais

80

   68

12

Planejamento e Avaliação em Ambientes Não-escolares

80

   68

12

Estágio Curricular Supervisionado I – Educação Infantil

150

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Estágio Curricular Supervisionado II – Anos Iniciais do Ensino Fundamenta

150

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ATIVIDADES COMPLEMENTARES

100

 

 

TOTAL DE HORAS  DO CURSO

1200

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