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Pedagogia

Sobre o Curso

Turno: Noturno 

Duração: 8 (oito) semestres no mínimo

Objetivo Geral do Curso: Formar profissionais qualificados para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como para a execução de diferentes funções do trabalho pedagógico em espaços escolares e não-escolares, favorecendo o pleno desenvolvimento da cidadania nos seus distintos espaços de atuação.

Objetivos Específicos do Curso:

Os objetivos específicos para a formação do pedagogo serão definidos em termos de competências que devem ser desenvolvidas ao logo de todo processo de formação.

Deste modo as ações de formação inicial e continuada devem garantir condições para que os professores possam desenvolver continuamente as seguintes competências:

- Pautar-se por princípios da ética democrática: dignidade humana, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade, atuando como profissionais e como cidadãos;

- Utilizar conhecimentos sobre a realidade econômica, cultural, política e social brasileira para compreender o contexto e as relações em que está inserida a prática educativa;

- Orientar suas escolhas e decisões metodológicas e didáticas por princípios éticos e pressupostos epistemológicos coerentes;

- Orientar e mediar o ensino para a aprendizagem dos alunos;

- Comprometer-se com o sucesso da aprendizagem dos alunos;

- Assumir e saber lidar com a diversidade existente entre os alunos;

- Incentivar atividades de enriquecimento cultural;

- Desenvolver práticas de investigação, de análise e aplicação de resultados;

- Elaborar e executar projetos para desenvolver conteúdos curriculares;

- Utilizar novas linguagens, metodologias, estratégias e materiais de apoio;

- Desenvolver hábitos de colaboração e trabalho em equipe;

- Entender e atuar na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de instituições de ensino;

- Compreender a escola como uma organização complexa que deve promover a educação para e na cidadania.

Perfil do Egresso: 


O aluno egresso do Curso de Pedagogia será um profissional habilitado ao exercício da docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Além da docência, o aluno egresso também poderá atuar na administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional, podendo atuar em organizações da Educação Básica, com crianças, jovens e adultos.

Ao concluir este Curso, o acadêmico deverá ter desenvolvido as seguintes competências:

- Investigar o contexto educativo na sua complexidade e analisar a prática profissional, tomando-a continuamente como objeto de reflexão para compreender e gerenciar o efeito das ações propostas, avaliar seus resultados e sistematizar conclusões de forma a aprimorá-las;

- Analisar o percurso de aprendizagem formal e informal dos alunos, identificando características cognitivas, afetivas e físicas, traços de personalidade, processos de desenvolvimento, formas de acessar e processar conhecimentos, possibilidades e obstáculos ;

- Adotar uma postura investigativa articulada a escolhas teórico-metodológicas para estabelecer metas que promovam a aprendizagem e potencializem o desenvolvimento de todos os alunos, considerando e respeitando suas características pessoais, bem como diferenças decorrentes de situação socioeconômica, inserção cultural, origem étnica, gênero e religião, atuando contra qualquer tipo de discriminação ou exclusão;

- Manejar diferentes estratégias de comunicação dos conteúdos, sabendo eleger as mais adequadas, considerando a diversidade dos alunos, os objetivos das atividades propostas e as características dos próprios conteúdos;

- Participar coletiva e cooperativamente da elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo e curricular da escola, atuando em diferentes contextos de prática profissional além da sala de aula;

- Estabelecer relações de parceria e colaboração com os pais dos alunos, de modo a promover sua participação na comunidade escolar e uma comunicação fluente entre eles e a escola; - desenvolver-se profissionalmente e ampliar seu horizonte cultural, adotando uma atitude de disponibilidade para a atualização, flexibilidade para mudanças, gosto pela leitura e empenho na escrita profissional;

- Elaborar e desenvolver projetos pessoais de estudo e de trabalho, empenhando-se em compartilhar a prática e produzir coletivamente;

- Utilizar o conhecimento sobre legislação que rege sua atividade profissional.

- Conhecer e articular os conteúdos básicos relacionados à Educação Infantil e aos anos iniciais do Ensino Fundamental;

- Compreender e educar crianças de zero a cinco anos (Educação Infantil), de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual e social;

- Promover o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;

- Construir uma prática educativa que considere as características dos alunos e da comunidade, os temas e as necessidades do mundo social e os princípios, prioridades e objetivos do projeto educativo curricular;

- Atuar em todos os espaços e ambientes da educação, formal e não-formal, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;

- Dominar os conteúdos disciplinares das áreas de sua escolha, didáticas e metodologias com vistas a conceber, construir e administrar situações de aprendizagem e de ensino;

- Capacidade de inovação, participação nos processos de tomada de decisão e produção de conhecimento sobre o seu trabalho;

- Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária;

- Dimensionar e compreender os contextos nos quais se dá sua atividade docente, para que intervenha adequadamente no processo social;

- Considerar, na formação dos alunos da Educação Básica, suas características sócio-culturais e psicopedagógicas;

- Reconhecer e compreender a diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;

- Ser capaz de estabelecer um vínculo entre sua área e as demais áreas de conhecimento, relacionando o conhecimento científico e a realidade social, aprimorando suas práticas educativas;

- Participar da gestão e desenvolvimento do projeto pedagógico da instituição em que atua, colaborando para um trabalho coletivo e solidário, interdisciplinar, que desenvolva saberes educacionais a partir de práticas educativas vivenciadas;

- Desenvolver pesquisas no campo da educação e particularmente na docência, dando continuidade à sua formação.


 

Coordenadora:


PROFª. MS. SAMANTHA DIAS DE LIMA

- Licenciada em Pedagogia - UNISINOS

- Especialista em Psicopedagogia – UCB

- Mestre em Educação - UNISINOS


 

Avaliação de Aproveitamento

 

A avaliação do rendimento escolar é expressa numericamente numa escala de zero (0) a dez (10).

Obtém os créditos da disciplina, o aluno que tiver freqüência não inferior a setenta e cinco por cento (75%) das aulas fixadas no currículo pleno e alcançar grau final não inferior a seis (6), resultante da média entre o grau do exame e a média de, no mínimo, dois (2) graus intermediários obtidos durante o período letivo.

Obtém os créditos da disciplina, sem necessidade de qualquer outra avaliação, o aluno que durante o período letivo tiver alcançado média sete (7), no mínimo, nos graus intermediários, computando-se a mesma como grau final.

As disciplinas teóricas, então, pautam-se pelos critérios para aferição o aproveitamento, usuais a Faculdade, os quais prevêem:

a) 2 (dois) graus parciais provenientes de um mínimo de duas provas no decurso do Período Letivo;

Médias dos Graus Parciais = (Grau 1 Grau 2) / 2

b) o aluno que não obtiver grau final sete ( 7 ) poderá realizar uma terceira prova e a média final será calculada pela fórmula:

Média Final = (Média dos Graus Parciais Grau 3) / 2

A aprovação se dá naquelas disciplinas em que o aluno obtiver grau final mínimo de 6,0 (seis).

O aluno sem freqüência mínima (75%) na disciplina não poderá fazer a 3ª prova, sendo nulo o ato, se realizado.

A avaliação nas disciplinas práticas, por outro lado, tem características próprias, devido à relação professor-aluno em aulas onde predominam os assessoramentos individuais e a apresentação de trabalhos.

A planilha é um instrumento avaliativo que possibilita ao docente a objetividade necessária na análise do trabalho apresentado e paralelamente oferece ao aluno a oportunidade de verificar seu aproveitamento e saber como é avaliado seu trabalho.


Matriz do curso de Pedagogia.

Sem.

Disciplinas

C.H.

C.H. Teórica

C.H. Prática

Leitura e Produção Textual

80

68

12

Introdução às Ciências Sociais, Filosóficas e Históricas da Educação

80

68

12

Psicologia da Educação

80

68

12

Legislação e Organização da Educação Básica

80

68

12

Campo Profissional

80

68

12

TOTAL DO SEMESTRE

400

 

 

Didática

80

68

12

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem I

80

68

12

Educação e Saúde

80

68

12

Desenvolvimento da Linguagem

80

68

12

Pedagogia dos Projetos – Abordagem Interdisciplinar

80

68

12

TOTAL DO SEMESTRE

400

 

 

Didática e Organização Curricular da Educação Infantil

80

68

12

Fundamentos e Ação Pedagógica em Educação Física

80

68

12

Construção do Conhecimento Lógico-Matemático na Criança

80

68

12

Fundamentos da Alfabetização e da Literatura Infantil

80

68

12

Fundamentos e Ação Pedagógica em Artes

80

68

12

TOTAL DO SEMESTRE

400

 

 

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem II

80

68

12

Didática e Organização Curricular dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

80

68

12

Fundamentos e Ação Pedagógica da Língua Portuguesa I

80

68

12

Fundamentos e Ação Pedagógica da Matemática I

80

68

12

Educação Inclusiva

80

68

12

TOTAL DO SEMESTRE

400

 

 

Informática em Educação

80

68

12

Fundamentos e Ação Pedagógica de História e Geografia

80

68

12

Fundamentos e Ação Pedagógica da Língua Portuguesa II

80

68

12

Fundamentos e Ação Pedagógica da Matemática II

80

68

12

Arte e Educação

80

68

12

TOTAL DO SEMESTRE

400

 

 

 

Corpo e Movimento

80

68

12

Fundamentos e Ação Pedagógica em Ciências

80

68

12

Libras – Módulo Básico

80

68

12

Gestão de Processos Educacionais

80

68

12

Optativa I

80

68

12

TOTAL DO SEMESTRE

400

 

 

7º

Planejamento e Avaliação em Ambientes Não-escolares

80

68

12

Optativa II

80

68

12

Metodologia de Pesquisa em Educação

80

68

12

Estágio Curricular Supervisionado I – Educação Infantil

150

 

 

TOTAL DO SEMESTRE

390

 

 

Estágio Curricular Supervisionado II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental

150

 

 

Monografia -  TCC

160

 

 

TOTAL DO SEMESTRE

310

 

 

 

Atividades complementares

100